Entenda por que o diesel é proibido em carros de passeio...


 Por que o diesel é proibido nos carros de passeio? 


No Brasil, a legislação proíbe a utilização de óleo diesel em carros de passeio. A mesma restrição ocorre nos veículos de carga com capacidade inferior a mil quilos. Essa é uma restrição antiga na lei e por várias vezes deputados tentaram eliminá-la, mas outros tantos tentam aumentar a restrição.

A verdade é que o Brasil é muito dependente do transporte rodoviário e desse modo praticamente todo o óleo diesel refinado no país é para a utilização em caminhões. Por essa razão, o combustível conta com subsídios financeiros e benefícios tributários.

Leia mais: G1

18 comentários:

Anônimo disse...

Eu achava q era pq poluía demais, aquela fumaça preta de diesel.

Anônimo disse...

A fumaça preta é um motor com falta de manutenção/desajustado que está queimando junto com o diesel o óleo do motor junto, aquele que serve pra engraxar as engrenagens e não o combustível.

Odislei disse...

Eu tbm achava q fosse por causa da poluição.
Vivendo e aprendendo.

Anônimo disse...

Você paga mais pela gasolina para empresas e indústrias pagarem menos pelo diesel e óleo industrial...

Willian Carlos Vieira disse...

Eu achava que era para não deixar de usar o etanol.

Anônimo disse...

eu ja acho que é por causa do preço, a gasolina é mais cara e da mais lucro

Felipe Cabral disse...

Quase toda a logística do Brasil é feita através da malha viária, isso significa que quase tudo que vc compra entrou dentro de um caminhão / Scania.
Para não onerar ainda mais os preços dos produtos, os impostos são lançados no preço da Gasolina que chega na Nota Fiscal com o mesmo preço do óleo diesel, porém com acréscimo de 45% de ICMS (Estado MG). Resumindo, pagamos caro na gasolina para os produtos serem transportados com o Diesel. Ahh, sem contar que a malha viária do brasil foi quase toda construída com ajuda da VW, que desde os primórdios é a empresa que mais vende carros movido a Gasolina em nosso País.

Anônimo disse...

Na verdade o diesel polui muito menos que a gasolina além de uma série de vantagens. O diesel desde o processo de refinaçao até ser queimado libera menos co2 que a gasolina, além disso o diesel trabalha em rotaçao mais baixa e tem uma razão km/l maior que a gasolina. Assim ele polui muito menos que a gasolina. Mas sem duvida o melhor combustivel em questao de poluiçao é o alcool seguido do gas natural. O diesel tambem por trabalha em menor rotaçao gerando menos manutençao que carros a gasolina. Algumas informaçoes sao retiradas do guia ecologico da michelin (infelizmente nao tenho o titulo do livro aqui). Espero que tenha ajudado.

Unknown disse...

Os motores dos carros a gasolina, atualmente com o advento dos motores eletronicos poluem mais dos que os motores a Diesel.

Gasolina larga CO, e HC.

Diesel lar NOx e material particulado.

Abs

CRITICÃO disse...

No paraguai, a maioria dos carros de passeio funcionam a Diesel.

william haddad disse...

se o Brasil investisse em FERROVIAS para o escoamento de nossos produtos pode ter certeza de que os gastos com transporte de cargas seria além de mais barato, muito mais rápido e com poucas perdas nós perdemos cerca de + ou - 30% so no escoamento sem contar o roubo de carga e o alto custo dos seguros dos pedágios propinas desgaste dos motoristas etc..etc....etc. enfim nosso país é guase um país de profissionais de resto mesmo profissionais só os bandidos......

Almeida disse...

Nada disso, o post está equivocado. O problema é que o Brasil não tem petroleo leve que produz o óleo diesel, o que o Brasil tem é o petróleo pesado que é de qualidade inferior, por isto o governo tem que importar o petróleo leve para produzir óleo diesel. Não faz sentido o Brasil ter petróleo para produzir gasolina e liberar o uso do Diesel que ele tem que importar. Este é o verdadeiro motivo.

Anônimo disse...

Resumindo... como o diesel é mais barato não compensa fazer o povo gastar menos e sim mais com alcool e gasolina ;)

Anúncio Grátis disse...

Seria muito bom ter em carros pequenos motores diesel, a economia seria alta.

Marcelo Maximo disse...

na europa maior parte dos carros de passeio usa o diesel e até existem carros que são fabricados aqui no brasil e exportados pra lá como o golf e outros como o clío que consome diesel.

Anônimo disse...

Legal, mas eu não tenho carro.

Anônimo disse...

tinha ki libera disel msm! sapora sam tudo fulero! dinhero pra render no bolso de politico

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

A proibição do uso do diesel em veículos com capacidade de carga inferior a 1000kg (com exceções para veículos 4x4 com reduzida ou com capacidade de no mínimo 9 passageiros além do motorista) já não tem razão de ser. Além do óleo diesel convencional há alternativas como o biodiesel, óleos vegetais puros ou até mesmo o etanol.

Postar um comentário

Página Anterior Página Anterior